Eco gravura é uma gravura feita a partir de corantes naturais de flores silvestres. O corante é liberado quando se bate com uma marreta na planta e leva a mesma para uma temperatura quente, assim obtendo uma linda impressão.
Caso queira uma imagem mais permanente e resistente à luz, você deve preparar seu papel com uma solução de sulfato de alumínio.
Veja como fazer sua própria eco gravura.
Materiais:
- Flores silvestres;
- Tesoura;
- Papel de aquarela;
- ¾ de colher de chá de alúmen (sulfato de alumínio ou sulfato de alumínio e potássio);
- Papelão;
- Jornal;
- Fita adesiva;
- Martelo;
- Barbante.
- Potes e pinças (pegue alguns que você utilize apenas para artesanato, pois as tintas das flores silvestres podem manchar).
Passo a passo:
Passo 1:
Colha flores e folhas de plantas silvestres e coloque em um vaso com água.
Passo 2:
Dissolva ¾ de alúmen em um litro de água morna. Passe essa solução em todos os papéis de aquarela que você for utilizar. Eles não precisam secar.
Passo 3:
Pegue um papel já passado a solução de alúmen e coloque uma flor ou folha em uma das metades do papel. Você precisará dobrá-lo ao meio depois. Arrume a planta achatando suas folhas. Dobre o papel ao meio, fazendo um sanduíche de planta, e prenda-o no papelão com fita adesiva.
Passo 4:
Coloque 2 ou três pedaços de jornal sobre o papel com a planta. Com o martelo, bata o sanduíche de planta, mantendo seus golpes em 90º para a superfície e trabalhando o seu caminho ao longo de todo o sanduíche. Você pode espiar para ver como está ficando o resultado, ver se está dando certo, mas tome cuidado para não deslocar a planta. Sua impressão está pronta quando você puder ver um esboço de corante descrevendo a folhagem, veias e pétalas.
Passo 5:
Mantenha a planta firme no papel e coloque sobre o quadrado de papelão. Você pode empilhar várias impressões que você esteja fazendo para fazer o próximo passo com todas as impressões de uma vez. Em cima da ultima impressão, coloque mais um quadrado de papelão e amarre o pacote com barbante.
Passo 6:
Encha uma panela com água e coloque para ferver. Use as pinças para colocar cuidadosamente o pacote de gravuras na água. Coloque de forma que a água penetre por ele todo. Deixe ferver por 10 minutos. Depois retire do fogo e deixe a água esfiar de fresca a morna.
Passo 7:
Remova o pacote de gravuras da água e deixe esfriar por completo ante de abrir. Abra cada sanduíche de planta que você fez com cuidado. Você verá que a água puxou o corante da planta dando a imagem impressa uma aura. Encha a panela com água limpa e fresca e mergulhe cada impressão para poder remover o material vegetal.
Passo 8:
Coloque as impressões para secar. Quando estiverem úmidas apenas, coloque debaixo de livros. Corte as impressões ao meio, assim tendo duas imagens iguais de cada impressão. Coloque em um quadro e pendure longe da luz solar.
Pronto, você agora tem uma bela eco gravura para enfeitar a sua casa e trazer um pouco da natureza para dentro dela.
Fonte: designsponge.com
ECO GRAVURA,
QUER APRENDER A FAZER OUTRO ARTESANATO? ENCONTRE AQUI. |